Higiene Bucal

por

Graças à evolução dos tratamentos dentários, já é possível ter os dentes por toda a vida. Embora muitas doenças bucais e sistêmicas possam ocasionar a perda do dente, é possível, com o tratamento adequado, contornar essa realidade.

O mais importante a se fazer para que se mantenha boa saúde bucal ainda é a correta escovação, o uso freqüente do fio dental e do raspador de língua. A maioria das doenças bucais são causadas pela placa bacteriana, agregado constituído por bactérias, de consistência mole, não mineralizado. A placa bacteriana pode tornar o ph bucal ácido e causar lesões de cárie, como, também, torná-lo básico, causando a doença periodontal ¾ destruição dos tecidos de suporte do dente (gengiva, osso e ligamento).

A melhor defesa para os dentes é a remoção da placa diariamente antes que ela amadureça, aumente de espessura e venha causar problemas. Quando corretamente feita, a escovação remove toda a placa da superfície dos dentes e do sulco gengival. O fio dental remove a placa entre os dentes. É indispensável, também, a visita regular ao periodontista (a cada seis meses). A limpeza bucal realizada por esse profissional evitará a formação excessiva de placas em locais de difícil acesso à escova e ao fio dental.

Comentários
Share This