Periodontia

por | 21/04/2017 | Periodontia e Prevenção, Tratamentos |

Se as mãos sangram quando são lavadas, com certeza há preocupação. No entanto, muitas pessoas acham normal apresentar sangramento gengival ao escovar os dentes ou utilizar o fio dental.

O inchaço e o sangramento gengival são sinais de que algo está errado. Provavelmente, as gengivas estão infectadas por bactérias. Se nada for feito, a infecção poderá desenvolver-se e destruir as estruturas de suporte do dente.

O que doença periodontal ?

Perio significa ao redor. Dontal refere-se a dentes. Logo, doenças periodontais são infecções das estruturas situadas ao redor dos dentes, as quais incluem gengivas, ligamento periondontal e osso alveolar. No estágio inicial, a doença periondontal (gengivite) afeta a gengiva. Em estágio mais avançado, a doença periodontal (periodontite) causa a destruição dos tecidos que envolvem os dentes, promove mobilidade e, até mesmo, a perda dentária.

Por muitos anos, tem-se tentado descobrir as causas da doença periodontal. Atualmente, é aceito que a placa bacteriana é a grande responsável pela doença periodontal, a qual acomete cerca de 75% da população brasileira acima dos 25 anos de idade. Pesquisas também demonstram que a doença periodontal liga-se a saúde geral do corpo do paciente:

AVC – doenças periodontais podem aumentar o risco de acidente vásculo-cerebral;
Diabetes – pessoas com diabetes e doença periodontal podem ter mais dificuldade de controlar a taxa de açúcar no sangue;
Partos prematuros – mulheres que tem doença periodontal durante a gravidez podem estar mais predispostas a terem bebês prematuros e/ou de baixo peso;
Doenças cardíacas – doenças periodontais podem aumentar o risco de doenças cardíacas;
Doenças respiratórias – bactérias da boca que alcançam os pulmões, podem causar infecções pulmonares e agravar o estado de doenças já existentes.

Comentários
Share This